Somos Todos ACIC
Você poderá encontrar a descrição da logomarca da ACIC No estatuto em (Sobre a ACIC)

Manifesto Insatisfação

São José, 28 de outubro de 2021.

À THAÍSA MUNHOZ FAGUNDES Coordenadora da Comissão Eleitoral PROCESSO ELEITORAL PARA ESCOLHA DA DIRETORIA E CONSELHO FISCAL DA ACIC MANDATO 2022 - 2025

Manifestação de insatisfação

Presada comissão eleitoral,

Eu, Jairo da Silva, portador do CPF: 025-xxx, associado da Associação Catarinense para Integração do Cego – ACIC, venho mui respeitosamente externalizar minha insatisfação no que concerne a falta de igualdade de condições no tocante ao processo eleitoral desta magnífica entidade.

Esta comissão não está observando todos os anseios da coletividade e da igualdade de condições para que todos os envolvidos possam ter as mesmas oportunidades, viabilizando assim, a apresentação das propostas da chapa 2 no interior da ACIC.

É fato inconteste que, o fechamento dos portões, com a orientação de que só pode entrar nas dependências da entidade as pessoas com hora marcada, dificulta e praticamente impede a participação da chapa Somos Todos ACIC de apresentar suas propostas e fazer os seus manifestos para os profissionais, alunos, enfim, para os associados. O PLANCON pode e deveria ser seguido à risca, sem tal impedimento. Respeitar as condições sanitárias sempre foi o mote dos que têm por esta entidade, carinho e respeito.

Sobre o pedido de espaço físico para que a Chapa Somos Todos ACIC possa ter igualdade de condições para a exposição das propostas frente aos que frequentam as dependências da ACIC, esta comissão apresenta negativa sem motivação plausível, vejamos: “alguns pontos nos chamam atenção para viabilizarmos tal pedido respeitando regras sanitárias e funcionamento institucional: O PLANCON, restringe o número de pessoas na ACIC.”. Esta normativa por si só, já contempla todas as obrigações que a chapa 1 e a chapa 2 precisam cumprir dentro dos muros da entidade. É óbvio que não desrespeitaríamos o PLANCON, pois tencionamos contribuir e não prejudicar a ACIC. “• Necessidade de 02 locais. Um para cada chapa.” Neste segundo ponto, também não nos satisfaz, pois espaço físico na ACIC, nunca foi o problema, ainda mais em se tratando de um processo tão importante. Do modo atual, só possui espaço físico, a chapa 1, não é mesmo? “• Não ter tempo hábil para construir um material ditando as regras de boa convivência e penalizações caso haja descumprimento delas.”. Se a chapa 2 não pode estar dentro da entidade, porque então que a chapa 1 pode ter trânsito livre? A resposta é óbvia, a grande maioria gestiona a ACIC na atualidade., tornando assim, o processo injusto, Não acham? Os regramentos mencionados não serão aplicados somente na chapa 2. A chapa 1 continuará com trânsito livre e isso é no mínimo triste para o processo democrático. “• Tempo e pessoal para organizar e fiscalizar o processo de campanha nas dependências da instituição.” Neste último item, está consolidado as atitudes antidemocrática para com a chapa 2. Como saber e como participar do processo em igualdade de condições se estamos sendo ignorados em vários de nossos pleitos? Que regras seriam estas e que fiscalização dependeria o processo democrático? Será que parecemos desrespeitosos para com as regras e normas? Estamos participando de um pleito que deveria ser democrático e não impositivo. Ansiava igualdade de condições e, tristemente não estamos recebendo as mesmas oportunidades dos que o da chapa da situação. “Diante do exposto, optamos por considerar inviável atender a tal solicitação e recomendamos utilizarem as redes sociais e os grupos como forma de socializar as propostas.”. Nesta linha, a própria comissão reconhece a diferença entre as chapas, pois faz recomendações para que a chapa 2 continue atuando fora, na modalidade on-line. Temos duas situações, uma chapa trabalhando fora e outra dentro da entidade. A que está fora, sem opção, atua nas redes sociais. Fato que demonstra o trabalho, são as reuniões todas as quintas-feiras as 20:30h e o site http://somostodosacic.ecolabore.net, que apresenta todas as propostas, documentos e ações da chapa 2. Mesmo assim, há um sentimento de incompletude.

Nunca imaginei passar por tamanha frustração em uma entidade que tanto contribuí e que faz a diferença na vida de muitas pessoas com deficiência.

Ainda, foi enviado vários documentos a esta comissão e, como consta no site: http://somostodosacic.ecolabore.net, a grande maioria dos manifestos não foram respondidos, nos dando a impressão de que esta comissão esquece de observar as boas práticas de comunicação e atenção aos envolvidos. Destaco o seguinte documento: Solicitação De Documento Enviado A Diretoria. Ainda paira uma dúvida que não foi esclarecida: Que documento é esse? Qual o seu teor e qual foi a motivação? Qual o motivo de este não ficar à disposição dos interessados? Sabedores que o presidente atual é candidato, esta comissão poderia fazer tal consulta? Neste e em outros pontos, ficamos sem respostas.

O fato é: Todos serão cobrados e pagarão, não por mim, mas por suas próprias consciências. Quando cada um e ou cada uma colocar a cabeça no travesseiro, receberão a orientação adequada para que o bem-estar seja coletivo e não individual. Seus organismos manifestarão, caso persistência, dificuldades que possibilitará reflexão obrigatória por meio de uma doença ou dificuldade familiar, bem como dificuldade no campo material. Isto não é praga e sim uma condição imputada pela nossa própria consciência.

Pelo exposto, Fasso votos de que os que participam deste processo e que visam benefícios próprios ou particulares, não sofram demais com o peso de suas próprias consciências.

Atenciosamente,

Jairo da Silva Associado da ACIC

387 Visualizações